• Entretenimento
    • Famosos
    • Cinema
    • Cultura
    • Esportes
    • Música
    • TV
  • Lifestyle
    • Beleza
    • Carros
    • Gastronomia
    • Moda
    • Comportamento
    • Saúde
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Economia
  • Negócios

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Empresário de São Paulo Ganha Destaque Nacional com Serviço que Limpa o Nome de Consumidores

agosto 27, 2025

Como a Iox Broker atraiu mais de 200 mil investidores e redefiniu o trading internacional

agosto 27, 2025

Dr. João Barbosa Lidera o Maior Escritório de Goiânia para Aposentadoria por Idade

agosto 27, 2025
Facebook Twitter Instagram
Revista Mind
Facebook Twitter Instagram
  • Entretenimento
    • Famosos
    • Cinema
    • Cultura
    • Esportes
    • Música
    • TV
  • Lifestyle
    • Beleza
    • Carros
    • Gastronomia
    • Moda
    • Comportamento
    • Saúde
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Economia
  • Negócios
Revista Mind
Início » Nova regra limita private labels em medicamentos e desafia redes de varejo
Saúde

Nova regra limita private labels em medicamentos e desafia redes de varejo

Anna Laitinenagosto 26, 20254 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Emenda veda lançamento de medicamentos sob marcas próprias em supermercados, impactando inovação, competição e estratégias do setor de consumo

Uma emenda ao Projeto de Lei 2.158/2023, apresentada pelo senador Efraim Filho (União-PB), voltou a colocar em pauta a presença de farmácias dentro de supermercados. Segundo o texto, os supermercados poderão operar farmácias, de forma direta ou em parceria com drogarias licenciadas, desde que respeitadas todas as normas de segurança, armazenamento e a presença obrigatória de farmacêutico em tempo integral. A novidade mais relevante é que a proposta impede que esses estabelecimentos lancem medicamentos sob suas próprias marcas, mantendo a atividade restrita à indústria farmacêutica.

“Essa é uma decisão de grande impacto porque atinge um segmento que cresce rapidamente: o de private labels”, afirma Antônio Sá, sócio-fundador da Amicci, maior plataforma B2B especializada no desenvolvimento de marcas próprias do continente. “Nos últimos cinco anos, o faturamento do setor de farmácias com marcas próprias mais que dobrou, passando de R$ 2,1 bilhões em 2020 para R$ 4,6 bilhões em 2024. Em apenas um ano, o volume de negócios cresceu 14,9%”, completa Sá.

O levantamento da Amicci mostra ainda que marcas próprias estão presentes em 85% das categorias de consumer health e autocuidado, e projeções indicam expansão de 16% em 2025. Redes como a RD Saúde (Raia Drogasil) já refletem esse movimento: a receita com marcas próprias cresceu 40% em 2022 e 30% em 2023, atingindo R$ 1 bilhão.

Enquanto setores como alimentos, higiene e beleza consolidam o avanço das private labels, a emenda limita essa possibilidade nos medicamentos. “Em termos estratégicos, a medida pode reduzir a capacidade de diferenciação das redes e diminuir a pressão sobre preços e inovação”, comenta Sá. “Para o consumidor, ainda haverá conveniência com farmácias em supermercados, mas a variedade de produtos será menor. Proibir marcas próprias em medicamentos, tanto para supermercados quanto farmácias, tem um impacto grande para o consumidor que deixa de ter o benefício do seu produto de qualidade a preço baixo. Nos grandes mercados, como Estados Unidos, as marcas próprias em medicamentos têm uma participação significativa no mercado”, completa.

O especialista reforça: “As private labels deixaram de ser vistas apenas como alternativas mais baratas. Hoje, carregam confiança, qualidade e identidade. Excluir medicamentos desse movimento pode frear inovação e competição no setor de saúde e bem-estar.”

De acordo com dados da Nielsen, empresa global de pesquisa de mercado, 45% dos lares brasileiros já consomem marcas próprias, número que deve crescer à medida que categorias de alto valor agregado, como maquiagem, skincare e cuidados pessoais, ganham espaço.

 O lugar das marcas Próprias

A Francal, maior promotora e ecossistema para eventos da América Latina, une forças com a Amicci, para realizar um encontro único no setor, com objetivo de potencializar o universo de marcas próprias e terceirização em toda região.  O PL Connection 2025 é o principal evento da América Latina voltado para marcas próprias e terceirização e acontece nos dias 26 e 27 de agosto, no Expo Center Norte.

“O PL Connection é o momento ideal para discutir essas transformações. O evento reúne marcas e especialistas do setor de consumo para debater estratégias, inovação e o futuro das private labels no Brasil”, acrescenta Sá. O encontro também será palco para apresentação de cases de sucesso, novas tendências e insights que ajudam a tornar o mercado de consumo mais competitivo e inovador.

Serviço da feira

Datas: 26 e 27 de agosto de 2025 – Das 11h às 19h

Local: Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo (Portão 6), Av. Otto Baumgart, 1000 – Vila Guilherme, São Paulo – SP

Entrada: a visitação é gratuita para profissionais com CNPJ ativo. Menores de 16 anos não têm entrada permitida, salvo lactentes até 24 meses

Credenciamento para imprensa em: https://plconnection.com.br/imprensa/

Confira a programação: https://plconnection.com.br/

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email

Leia Também

Dr. Octávio Curi Frascareli: Mastopexia em Maringá, elevação das mamas com ou sem prótese

agosto 27, 2025

Andreia destaca-se no apoio a mulheres portuguesas com dificuldades para engravidar através da cura energética

agosto 26, 2025

Psicóloga Poliane Oliveira Goulart Soares amplia atuação com atendimentos online e palestras sobre saúde mental

agosto 26, 2025
Últimas do site
Negócios

Empresário de São Paulo Ganha Destaque Nacional com Serviço que Limpa o Nome de Consumidores

By Anna Laitinenagosto 27, 20251 Min Read

Com base na legislação e apoio jurídico, Nettinn e a NG CRED ajudam brasileiros a…

Como a Iox Broker atraiu mais de 200 mil investidores e redefiniu o trading internacional

agosto 27, 2025

Dr. João Barbosa Lidera o Maior Escritório de Goiânia para Aposentadoria por Idade

agosto 27, 2025

Saiba como a linguagem pode fortalecer a liderança feminina e combater o assédio no trabalho

agosto 27, 2025

Patrick Watson e Martha Wainwright lançam novo e comovente single “House on Fire”

agosto 27, 2025

Dr. Octávio Curi Frascareli: Mastopexia em Maringá, elevação das mamas com ou sem prótese

agosto 27, 2025

Beco da Lua Celebra 10 Verões e Leva a Essência de Caraíva para São Paulo com o “Concerto Beco da Lua”

agosto 27, 2025

Victor Armero participa de convenções internacionais e é convidado para estúdio nos EUA

agosto 27, 2025

Experience Models desembarca em Maceió pela primeira vez e busca novos talentos da moda

agosto 27, 2025

Marvio Ciribelli recebe o saxofonista americano Tom Bergeron e a cantora e apresentadora Mylena Ciribelli no Blue Note Rio

agosto 27, 2025

Marco Marconi crava: “Flamengo será campeão brasileiro e da Libertadores”

agosto 27, 2025

Seletiva de modelos chega a Balneário Camboriú com Espaço Pais & Filhos

agosto 27, 2025
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Expediente
  • Fale com a Redação
  • Política Editorial
  • Privacidade
  • Anuncie
© 2025 Revista Mind Brasil. Todos os direitos reservados.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.