• Entretenimento
    • Famosos
    • Cinema
    • Cultura
    • Esportes
    • Música
    • TV
  • Lifestyle
    • Beleza
    • Carros
    • Gastronomia
    • Moda
    • Comportamento
    • Saúde
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Economia
  • Negócios

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Daline Kennedy é homenageada com prêmio “Mulheres em Excelência” nos EUA

dezembro 22, 2025

Conheça a brasileira responsável pelos grillz de Ludmilla, Veigh, Wiu e outros nomes da música

dezembro 22, 2025

Attracione lança suplemento 3 em 1 inspirado em tecnologia europeia

dezembro 22, 2025
Facebook Twitter Instagram
Revista Mind
Facebook Twitter Instagram
  • Entretenimento
    • Famosos
    • Cinema
    • Cultura
    • Esportes
    • Música
    • TV
  • Lifestyle
    • Beleza
    • Carros
    • Gastronomia
    • Moda
    • Comportamento
    • Saúde
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Economia
  • Negócios
Revista Mind
Início » Como a identidade visual pode fortalecer a credibilidade de clínicas e hospitais
Saúde

Como a identidade visual pode fortalecer a credibilidade de clínicas e hospitais

Thiago Costa Cunhanovembro 27, 20245 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

A construção de uma imagem coerente e profissional vai além da estética, impactando diretamente na percepção dos pacientes, segundo especialista em gestão em saúde

A identidade visual de uma instituição de saúde não se resume apenas ao logotipo ou às cores utilizadas nas fachadas e em materiais publicitários. Ela representa um conjunto de elementos que vai desde o design dos uniformes até as sinalizações internas, e sua importância tem sido cada vez mais reconhecida por especialistas em gestão hospitalar.

As clínicas e hospitais que investem em uma identidade visual forte e coerente aumentam a confiança dos pacientes em até 40% e melhoram até mesmo a percepção da qualidade do atendimento, de acordo com uma pesquisa realizada pela Global Healthcare Branding. Estabelecer a confiança dos pacientes é fundamental na área da saúde, e a apresentação visual da instituição pode ser um fator decisivo na escolha entre uma clínica e outra.

Segundo Éber Feltrim, CEO da SIS Consultoria, especializada em gestão de negócios na área da saúde, a identidade visual é o primeiro contato do paciente com a marca e, muitas vezes, é o que cria a primeira impressão sobre os serviços prestados. “A padronização visual é uma maneira eficaz de destacar uma instituição. Um ambiente bem organizado, com sinalização clara e coerente, além de profissionais uniformizados adequadamente, transmite não apenas profissionalismo, mas o cuidado e a atenção que os pacientes esperam”, explica.

Elementos-chave que constroem confiança

Além do logotipo, que costuma ser o elemento mais reconhecido, a identidade visual de uma instituição de saúde é formada por diversos componentes que influenciam diretamente a experiência do paciente. Uniformes padronizados por função, por exemplo, não apenas facilitam a identificação imediata dos profissionais, mas também criam uma percepção de profissionalismo e segurança. “Os pacientes se sentem mais à vontade quando sabem, de forma intuitiva, com quem estão interagindo. Essa padronização gera um impacto positivo desde o primeiro contato, e isso reflete diretamente no nível de satisfação”, detalha Feltrim.

As sinalizações, tanto internas quanto externas, são outro ponto fundamental, pois facilitam o fluxo de pessoas e diminuem o estresse de navegação dentro e fora das instalações. Uma pesquisa da Federação Internacional de Hospitais (IHF) mostrou que clínicas com boa sinalização têm um índice 25% menor de reclamações relacionadas a tempo de espera e localização de setores. “Quando os direcionamentos são visíveis e bem comunicados, os pacientes se deslocam com facilidade pela clínica e compreendem melhor as normas e avisos, o que reduz significativamente a ansiedade durante sua estadia”, ressalta o especialista.

Além disso, a papelaria institucional, como formulários, receituários, cartões de visita e etiquetas, por exemplo, também desempenham um papel importante. Para Feltrim, esse apreço pelo detalhamento reflete em como a clínica ou hospital lida com outros aspectos de sua operação, como a qualidade dos serviços. “O cuidado com a forma como a instituição se comunica com seu público demonstra seu compromisso com a consistência e atenção aos detalhes, transmitindo segurança ao paciente, que já sabe o que esperar em termos de qualidade”, adiciona.

Impacto na fidelização e experiência do paciente

Uma identidade visual bem estruturada também influencia diretamente na fidelização dos pacientes. Segundo dados da agência do governo dos Estados Unidos responsável pela administração dos programas Medicare e Medicaid, as instituições norte-americanas que mais se destacam pela organização e apresentação visuais têm uma taxa de retorno de pacientes até 30% maior.

Para o CEO da SIS Consultoria, a construção de uma identidade visual consistente deve ser vista como uma parte integrante da estratégia de sucesso das instituições de saúde. “Não é apenas uma questão estética, mas uma ferramenta de gestão que contribui para uma experiência do paciente mais positiva. Isso não só melhora a percepção da instituição, mas também faz com que o paciente se sinta à vontade para retornar sempre que precisar”, define o CEO da SIS Consultoria.

Sobre a SIS Consultoria de Negócios

A SIS Consultoria pertence ao grupo SIS, com sede na cidade de Assis/SP. Com grande know-how e eficácia técnica na área de saúde, busca oferecer estratégias de qualidade para as empresas. Há mais de 32 anos no mercado, apresenta hoje significativa expansão e tem sua área de atuação em mais de 160 cidades do nosso país. A SIS busca, por meio de uma equipe ética e comprometida, promover o diferencial do seu negócio como ferramenta para o sucesso.

Para mais informações, acesse o site ou o Instagram.

Sobre o Dr. Éber Feltrim

Especialista em gestão de negócios para a área da saúde, começou a sua carreira em Assis (SP). Após alguns anos, notou a abertura de um nicho em que as pessoas eram pouco conscientes a respeito, a consultoria de negócios e o marketing para a área da saúde. Com o interesse no assunto, abdicou do trabalho de dentista, sua formação inicial, e fundou a SIS Consultoria, especializada em desenvolvimento e gestão de clínicas.

Acesse https://eberfeltrim.com.br/.

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email

Leia Também

Attracione lança suplemento 3 em 1 inspirado em tecnologia europeia

dezembro 22, 2025

Locação de poltronas para pós operatório no ABC Paulista: conforto e segurança para a sua recuperação

dezembro 12, 2025

Locação de poltronas para pós operatório em Alphaville SP: o cuidado que sua recuperação merece

dezembro 12, 2025
Últimas do site
Notícias

Daline Kennedy é homenageada com prêmio “Mulheres em Excelência” nos EUA

By Redação SPdezembro 22, 20251 Min Read

Ano de 2025 marcou etapa simbólica da empresária brasileira agraciada pela AME, Associação de Mulheres…

Conheça a brasileira responsável pelos grillz de Ludmilla, Veigh, Wiu e outros nomes da música

dezembro 22, 2025

Attracione lança suplemento 3 em 1 inspirado em tecnologia europeia

dezembro 22, 2025

Daniel Lemos lança “Vou de Soul (Remix)” com produção de DJ Marcelo Mistake

dezembro 19, 2025

Som no Sebo chega às plataformas de streaming pela Algohits

dezembro 19, 2025

O impacto do design artesanal na economia criativa dos EUA

dezembro 18, 2025

Cibersegurança infantil vira pauta de casa e livro infantil entra na lista de presentes de Natal

dezembro 18, 2025

Cinco erros invisíveis que sabotam as vendas sem o vendedor perceber

dezembro 18, 2025

The Music Beach – Me Leva confirma Belo como segunda atração da 9ª edição

dezembro 18, 2025

Festival Cultural Inclua transforma Uberlândia em palco da diversidade neste final de semana

dezembro 18, 2025

Santa Klaus Run & Kids transforma Uberlândia em um grande palco natalino de esporte, diversão e convivência familiar

dezembro 18, 2025

Automação inteligente em operações críticas: avanços estruturais em finanças e saúde

dezembro 17, 2025
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Expediente
  • Fale com a Redação
  • Política Editorial
  • Privacidade
  • Anuncie
© 2025 Revista Mind Brasil. Todos os direitos reservados.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.