• Entretenimento
    • Famosos
    • Cinema
    • Cultura
    • Esportes
    • Música
    • TV
  • Lifestyle
    • Beleza
    • Carros
    • Gastronomia
    • Moda
    • Comportamento
    • Saúde
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Economia
  • Negócios

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Projeto social que vem mudando a Lapa, Tropa da Solidariedade faz apelo para continuar funcionando

maio 30, 2025

Reforma Tributária e Incentivos Fiscais – Pontos de Atenção e Mitigação

maio 30, 2025

Avanço dos biocombustíveis impulsiona setor de análise da qualidade de produtos com crescimento médio de 61% ao ano

maio 30, 2025
Facebook Twitter Instagram
Revista Mind
Facebook Twitter Instagram
  • Entretenimento
    • Famosos
    • Cinema
    • Cultura
    • Esportes
    • Música
    • TV
  • Lifestyle
    • Beleza
    • Carros
    • Gastronomia
    • Moda
    • Comportamento
    • Saúde
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Economia
  • Negócios
Revista Mind
Início » Turismo, consumo e diversão no Carnaval de BH: O perfil completo dos Foliões
Lifestyle

Turismo, consumo e diversão no Carnaval de BH: O perfil completo dos Foliões

Anna Laitinenfevereiro 12, 20255 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

O Carnaval de Belo Horizonte está chegando, e os foliões já começam a se preparar para os dias de festa. Um levantamento realizado pela Fecomércio MG em parceria com a Belotur analisou o perfil, o comportamento e a intenção de consumo do público, trazendo insights sobre como essa festa movimenta a cidade.

O estudo mostrou que os belo-horizontinos seguem sendo o principal público do evento (60,7%), mas a festa também atrai turistas da Região Metropolitana (10,9%), do interior de Minas (6,5%), de outros estados (9,7%) e até de fora do Brasil (0,2%). A maioria (91,3%) pretende aproveitar os blocos de rua, enquanto outros também apreciam ensaios de blocos e eventos gratuitos. A busca por informações acontece principalmente pelo Instagram, usado por 92% dos entrevistados.

O consumo também chama atenção. Aproximadamente, 41% dos foliões estimam gastar entre R$ 400 e R$ 1 mil durante os dias de festa. Na hora de se preparar para a folia, muita gente aposta na criatividade, o que abre espaço para o comércio de acessórios e materiais para customização. Apenas 16,7% dos entrevistados pretendem comprar fantasias novas, mas 36,1% vão personalizar suas próprias roupas e 26,3% vão reaproveitar peças de anos anteriores, impulsionando lojas de tecidos, armarinhos e adereços.

O consumo de bebidas também promete movimentar a economia: água (85%), cerveja (49,8%) e destilados (36,7%) lideram as escolhas, com a maioria dos foliões comprando em ambulantes (63%) ou abastecendo em supermercados (50,4%). Já a alimentação durante a festa fortalece bares, lanchonetes, food-trucks, que serão os principais pontos de parada dos foliões para matar a fome entre um bloco e outro.

Para o economista da Fecomércio MG, Gabriela Martins, os números reforçam o impacto positivo do Carnaval na economia da capital. “O carnaval de Belo Horizonte vem ganhando, a cada ano, mais conhecimento entre os foliões. Antes, era comum que as pessoas saíssem da cidade para aproveitar a folia em outros municípios e, até mesmo, outros estados. Hoje, no entanto, percebe-se um movimento contrário na capital mineira, com uma maior movimentação da população local e de turistas durante o período festivo. Com a cidade cheia, há ganhos significativos para os setores do comércio, serviços e turismo, em uma cadeia que abrange lojas de roupas, armarinhos, supermercados, hotéis, restaurantes, dentre diversos outros, gerando emprego e renda para o município”, destaca.

O levantamento mostrou que quem não mora na capital pretende ficar, em média, uma semana, e a hospedagem mais escolhida são hotéis, seguidos por casas de parentes e aluguel por temporada, esse público também afirmou que permanência poderia ser maior se houvesse mais eventos gastronômicos e culturais (59,8%) ou descontos em hospedagens (56,1%).

“A Belotur tem orgulho de, mais um ano, colaborar com a Fecomércio MG nesta pesquisa essencial para entender as preferências dos foliões e aprimorar o Carnaval de Belo Horizonte. Com dados sobre hábitos de consumo, locais favoritos e expectativas de gastos, o levantamento também é uma ferramenta estratégica para comerciantes e ambulantes, ajudando a alinhar a oferta de produtos e serviços à demanda do público. Além disso, nos permite mapear nossos diferenciais e pontos de atenção, garantindo um Carnaval cada vez mais organizado e atrativo”, afirma Bárbara Menucci, presidente da Belotur.

Milena Soares, supervisora de turismo da Fecomércio MG, destaca a importância destes dados para a consolidação do Carnaval de Belo Horizonte como um produto turístico mineiro. “Com o crescimento do Carnaval de BH que temos observado nos últimos anos, e seu destaque no cenário nacional, é fundamental entendermos quem são as pessoas que escolhem nosso destino e como se planejam. Essas informações são essenciais para a melhoria contínua do carnaval, permitindo que possamos atrair mais turistas para a capital e o interior do Estado, não apenas durante o período da folia, mas também antes e depois dele.”

Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, que abrange mais de 750 mil empresas e 54 sindicatos. Sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o governo e a sociedade. Outra importante atribuição da Fecomércio MG é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários, empresários e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.

Desde 2022, a Federação tem se destacado na agenda pública, promovendo discussões sobre a importância do setor para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais. A Fecomércio MG trabalha em estreita colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, para defender os interesses do setor em âmbito municipal, estadual e federal. A Federação busca melhores condições tributárias para as empresas e celebra convenções coletivas de trabalho, além de oferecer benefícios que visam o fortalecimento do comércio. Com 86 anos de atuação, a Fecomércio MG é fundamental para transformar a vida dos cidadãos e impulsionar a economia mineira.

Podcast edinhotaon/ Edno Mariano

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email

Leia Também

Sociedade Doente: O Capitalismo Te Convenceu a Amar Bonecos em Vez de Gente e Parcelou Isso em 12x Sem Juros

maio 19, 2025

Elevadores para todos: Goiânia proíbe distinção entre social e serviço em prédios

maio 19, 2025

Novo Código Civil traz mudanças na inclusão do nome do pai na certidão de nascimento e no reconhecimento de paternidade

maio 12, 2025
Últimas do site
Cultura

Projeto social que vem mudando a Lapa, Tropa da Solidariedade faz apelo para continuar funcionando

By Anna Laitinenmaio 30, 20252 Mins Read

Fundada pelo rapper Shackal, projeto de impacto social por meio da arte urbana e da…

Reforma Tributária e Incentivos Fiscais – Pontos de Atenção e Mitigação

maio 30, 2025

Avanço dos biocombustíveis impulsiona setor de análise da qualidade de produtos com crescimento médio de 61% ao ano

maio 30, 2025

Crystal Murray lança remix explosivo de “PAYBACK” com TRIZ e produção de Victor WAO

maio 30, 2025

One Service lança o single e clipe de “Tua Mão Está Sobre Mim”, com participação especial de Diego Perensin

maio 30, 2025

Vecchia Milano: onde o clássico transcende o tempo e transforma homens em protagonistas da própria história

maio 30, 2025

Ana Cacimba celebra a ancestralidade e a resistência negra com o single “Preto Velho”

maio 30, 2025

FIDCs: A revolução silenciosa no mercado de crédito brasileiro

maio 30, 2025

Revista New promete inovação no mercado internacional; veja a novidade

maio 30, 2025

Troféu Destaque Digital 2025 celebra mulheres genuínas e responsáveis na era da influência

maio 30, 2025

BitCoffee lança a primeira cafeteria com café Free Refil do Brasil: uma experiência para apaixonados por café

maio 30, 2025

Nanda Maia lança “Quebrou Meu Coração”, primeiro single pela Alma Music, e dá início a nova fase da carreira

maio 30, 2025
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Expediente
  • Fale com a Redação
  • Política Editorial
  • Privacidade
  • Anuncie
© 2025 Revista Mind Brasil. Todos os direitos reservados.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.