• Entretenimento
    • Famosos
    • Cinema
    • Cultura
    • Esportes
    • Música
    • TV
  • Lifestyle
    • Beleza
    • Carros
    • Gastronomia
    • Moda
    • Comportamento
    • Saúde
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Economia
  • Negócios

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Seu Cuca e Julies juntos em noite histórica na JAI Club, em São Paulo

agosto 6, 2025

Danilo Borges: A promessa sertaneja que conquista corações

agosto 6, 2025

Graciella Carvalho aposta em dieta restrita e rotina intensa para voltar aos palcos do fisiculturismo nos EUA

agosto 6, 2025
Facebook Twitter Instagram
Revista Mind
Facebook Twitter Instagram
  • Entretenimento
    • Famosos
    • Cinema
    • Cultura
    • Esportes
    • Música
    • TV
  • Lifestyle
    • Beleza
    • Carros
    • Gastronomia
    • Moda
    • Comportamento
    • Saúde
    • Tecnologia
    • Turismo
  • Economia
  • Negócios
Revista Mind
Início » Aclamado por público e crítica, espetáculo “Solo da Cana” volta ao Rio de Janeiro em curtíssima temporada
Cultura

Aclamado por público e crítica, espetáculo “Solo da Cana” volta ao Rio de Janeiro em curtíssima temporada

Anna Laitinenagosto 6, 20256 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

(Crédito fotográfico: Carol Pires)

Apresentações acontecem no Futuros – Arte e Tecnologia, no Flamengo, de 14 a 24 de agosto, de quinta a domingo, às 19h

Após rodar o Brasil, a peça “Solo da Cana”, estrelada por Izabel de Barros Stewart e dirigida por João Saldanha, retorna ao Rio de Janeiro em curtíssima temporada no centro cultural Futuros – Arte e Tecnologia, no Flamengo, de 14 a 24 de agosto, de quinta a domingo, sempre às 19h.

A montagem provocadora apresenta ao público o depoimento ficcional de uma cana-de-açúcar – símbolo máximo da monocultura no Brasil – que ganha voz e protagonismo para refletir sobre os vínculos coloniais e o racismo ambiental que moldaram nossa relação com a terra e os corpos que nela vivem. A peça se configura como uma marcante alegoria sobre os modos de habitar o mundo e os efeitos dessa herança histórica nas práticas contemporâneas.

Izabel de Barros Stewart, com trajetória reconhecida na dança, assume neste trabalho também os papéis de atriz e dramaturga. Em cena, seu corpo dá forma e voz a esse vegetal-símbolo, propondo um deslocamento sensível e político: não se trata de humanizar a cana-de-açúcar, mas de criar condições para que ela seja percebida como sujeito ativo nas relações, com agência própria.

“É um convite para a gente se escutar e compostar afetos juntos”, afirma Izabel.

A montagem, com produção de Ana Paula Abreu e Renata Blasi, propõe um manifesto poético e contramonocultural. Trata-se de uma luta simbólica entre o avanço da fronteira agrícola e o colapso das sensibilidades, entre o lucro e a escassez, em busca de um terreno – literal e simbólico – onde seja possível reconstruir um cosmo de coexistência interespécies.

 Retorno ao Rio

O espetáculo volta ao Rio de Janeiro após apresentações em Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal e Pernambuco. Izabel Stewart destaca a importância da interação com novos públicos, em especial nas cidades de interior por onde passou.

“Foram como pequenas navegações de amplo alcance. A gente percorreu interiores, nos aproximamos e nos relacionamos com plateias que têm mais intimidade com a terra do que com teatros, e a gente se alimentou desses encontros. Volto pro Rio, mais uma vez, transformada”, revela Izabel.

O diretor João Saldanha também enaltece as novas conexões e perspectivas criadas nas viagens da peça: “Circular é arejar, enxergar outros olhares, surpreender e ser surpreendido, ver e rever, sentir o efeito do tempo e ter a chance de um novo encontro.”

“O Futuros – Arte e Tecnologia é um palco para as grandes reflexões sobre a história de nosso país. Um espetáculo provocante como ‘Solo da Cana’, que aborda questões como o colonialismo, racismo ambiental e as consequências das escolhas do homem para as próximas gerações, está em total convergência com a proposta do centro cultural. O público vai sair da peça tendo muito para refletir”, aponta Victor D’Almeida, gerente de cultura do instituto Oi Futuro.

De peça a livro

A reestreia também contará com o lançamento do livro “Solo da Cana”, de autoria da própria Izabel de Barros Stewart. O texto dança pelas páginas insinuando as nuances e os estados de humor experimentados em cena junto com o público. O livro traz ainda um prefácio de João Saldanha, que além de dirigir a encenação, acompanha de perto a trajetória da autora. Aza Njeri, professora do Departamento de Letras da PUC-Rio e crítica teatral e literária, assina a apresentação situando o trabalho como uma “ecodramaturgia”, “reivindicando e construindo novas propostas de relações ecossistêmicas”, declara. Um posfácio escrito pela própria Izabel, oferece a dimensão do processo de criação e, por fim, tem o testemunho de Kelli Mafort, que coloca em perspectiva a peça em relação à sua experiência pessoal como assentada da reforma agrária.

Ficha técnica (cenacultores):

Texto e atuação: Izabel de Barros Stewart

Direção: João Saldanha

Direção de produção: Ana Paula Abreu e Renata Blasi

Assistente de produção: Flavio Moraes

Trilha sonora: Antonio Saraiva

Preparação vocal: Pedro Lima

Figurinos e adereços: Mauro Leite

Costureira: Maria de Jesus

Iluminação: João Saldanha

Design Gráfico: Roberto Unterladstaetter

Gestão de Mídias Sociais: Top na Mídia Comunicação

Assessoria de Imprensa: Carlos Pinho

Fotos: Carol Pires

Fomento e coordenação administrativo-financeira: Associação de Fomento Saúva

Produção: Diálogo da Arte Produções Culturais

Perfil Instagram: @solodacana

Serviço:
Solo da Cana

Temporada: de 14 a 24 de agosto, de quinta a domingo, às 19h

Local: Teatro Futuros | Futuros – Arte e Tecnologia

Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo, Rio de Janeiro – RJ

Ingressos: R$ 60 (inteira), R$ 30 (meia) e R$ 39 (desconto GIRO CARD), vendas no local ou no site Sympla https://bileto.sympla.com.br/event/109117/d/331711/s/2259909

Lotação: 63 lugares

Duração: 60 minutos

Classificação etária: 12 anos

Rede social: https://www.instagram.com/solodacana

Sobre o Futuros – Arte e Tecnologia

Inaugurado há 20 anos, o centro cultural Futuros – Arte e Tecnologia é um espaço de exibição, criação e inovação artística. Com uma programação gratuita voltada a todos os públicos, o espaço promove e recebe exposições, apresentações artísticas, espetáculos teatrais, entre outros eventos que convidam o público a refletir sobre temas que norteiam sua linha curatorial, como meio ambiente, ancestralidade, diversidade, educação e tecnologia. O Futuros abriga galerias de arte, um teatro multiuso e o Musehum – Museu das Comunicações e Humanidades, que mantém um acervo de mais de 130 mil peças históricas sobre as comunicações no Brasil e atividades interativas sobre o impacto das tecnologias nas relações humanas.

O centro cultural foi fundado pela Oi e tem gestão do instituto Oi Futuro. Por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro – Lei do ISS, o projeto Vem, Futuro! Ano 2 é realizado pela Zucca Produções, em parceria com o Oi Futuro, no centro cultural, com patrocínio da Serede, Oi, Tahto e Prefeitura do Rio de Janeiro/SMC, oferecendo programação cultural, ações educativas e abrangendo infraestrutura de apoio nas galerias, no teatro e no Musehum.

Sobre o instituto Oi Futuro

Fundado em 2001, o instituto Oi Futuro desenvolve e cocria projetos de Cultura e Educação pelo Brasil, impulsionando a construção de futuros mais inclusivos e sustentáveis. Além da gestão de Futuros – Arte e Tecnologia, o instituto Oi Futuro também atua no fomento e desenvolvimento do ecossistema da Economia Criativa, promovendo ciclos de aceleração de iniciativas que têm a transformação social como propósito principal. Na área de educação, é responsável pelo NAVE (Núcleo Avançado em Educação), parceria público-privada com as Secretarias de Estado de Educação do Rio de Janeiro e Pernambuco, que há 19 anos promove formação profissional e tecnológica de qualidade como resposta aos desafios da atualidade.

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email

Leia Também

Lion Editora lança o livro para colorir Smilingoods com presença do ilustrador na FEFICC 2025

agosto 6, 2025

Grupo Nós do Morro promove Mostra de Leitura Dramatizada com entrada gratuita

agosto 6, 2025

Coordenadores usam dados para planejar 2º semestre escolar

agosto 6, 2025
Últimas do site
Música

Seu Cuca e Julies juntos em noite histórica na JAI Club, em São Paulo

By Redação SPagosto 6, 20254 Mins Read

A vibração boa vai tomar conta da capital paulista na noite de 16 de agosto,…

Danilo Borges: A promessa sertaneja que conquista corações

agosto 6, 2025

Graciella Carvalho aposta em dieta restrita e rotina intensa para voltar aos palcos do fisiculturismo nos EUA

agosto 6, 2025

Lion Editora lança o livro para colorir Smilingoods com presença do ilustrador na FEFICC 2025

agosto 6, 2025

Conforte-se Presidente Prudente locação de poltrona para pós-operatório

agosto 6, 2025

Conforte-se Macapá locação de poltrona para pós-operatório

agosto 6, 2025

Conforte-se Florianópolis locação de poltrona para pós-operatório

agosto 6, 2025

Conforte-se Vitória locação de poltrona para pós-operatório

agosto 6, 2025

Conforte-se Cascavel locação de poltrona para pós-operatório

agosto 6, 2025

Aclamado por público e crítica, espetáculo “Solo da Cana” volta ao Rio de Janeiro em curtíssima temporada

agosto 6, 2025

Grupo Nós do Morro promove Mostra de Leitura Dramatizada com entrada gratuita

agosto 6, 2025

Seletiva de modelos chega a São José do Rio Preto com editoriais de moda

agosto 6, 2025
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Expediente
  • Fale com a Redação
  • Política Editorial
  • Privacidade
  • Anuncie
© 2025 Revista Mind Brasil. Todos os direitos reservados.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.